QUANTO TEMPO DURA O LUTO?

QUANTO TEMPO DURA O LUTO?

O processo de luto é universal, mas a forma como é vivido é única para cada um. Muitos parâmetros vão influenciar a intensidade e a duração do luto. As condições da morte, os recursos interiores da pessoa enlutada, a natureza da relação com o falecido, a presença de uma rede de apoio de qualidade...

Um tempo incompressível e único para cada pessoa


Qualquer que seja a natureza do luto vivido, é certo que vai ser longo. É essencial dar-se tempo para passar pelas fases do processo de luto e para fazer o trabalho de luto que o acompanha. É errado pensar que a página de um luto pode ser virada em seis meses; isto seria ignorar a dinâmica da cura psicológica que está em acção. Isto é ainda mais verdade quando o luto ocorre em circunstâncias brutais (suicídio, acidente, homicídio). Ou quando se trata daa perda de uma criança. O trauma é tão profundo, e a dor tão intensa, que levará muito tempo a reconstruir e curar a ferida interior da ligação cortada com a pessoa amada.

 

Um a cinco anos após a morte


Podemos dar-lhe alguns parâmetros de referência no tempo para definir a duração de um luto, mas este situar-se-á dentro de um intervalo muito amplo, a ser ajustado de acordo com os parâmetros previamente indicados.

Vamos especificar que estas são apenas médias, não têm um valor absoluto, devem ser recebidas com muita precaução porque, como já especificámos, o luto é único para cada um.

Como regra geral, podemos dizer que demora entre 1 a 5 anos para regressar a uma vida menos dolorosa após a morte de um ente querido:

dois a dois anos e meio se tiver perdido o seu cônjuge,
quatro a cinco anos se alguém tiver perdido uma criança,
um a um ano e meio, se tiver perdido um dos pais.
Para além destes períodos de tempo, a pessoa enlutada sente que a maior parte do sofrimento está por trás deles. A cicatriz da velha lesão estará sempre presente, mas através do processo de luto a dor tornou-se gradualmente mais tolerável, menos violenta.

Para lhe dar uma visão mais clara da linha temporal do caminho, recordamos-lhe as quatro fases principais do processo de luto com uma estimativa da duração de cada uma delas. É de notar que estas fases podem sobrepor-se durante algum tempo.

  • Etapa 1 da dor: choque, descrença
A primeira fase do luto dura de algumas horas a três semanas, ou um mês no máximo. Pode ser muito mais longo em caso de luto traumático.
  • Etapa 2 do luto: fuga, busca
Esta fase dura entre 6 e 10 meses (normalmente 8 meses), até 18 meses em caso de luto traumático.
Isto significa que a terceira fase normalmente começa quase um ano após a morte.
  • Etapa 3 do luto: desconstrução
A terceira fase começa seis a dez meses após a morte, ou mesmo um ano e meio em caso de luto traumático. Esta fase dura muito tempo, pelo menos seis meses, muitas vezes vários anos, sem que seja patológica.
  • Etapa 4 do luto: reestruturação

A quarta fase do luto começa pelo menos um ano após a morte. Vai durar vários meses ou mesmo anos após a morte. A duração desta fase é difícil de avaliar porque é concomitante com a nova identidade que a pessoa enlutada desenvolve ao longo do tempo.


Qualquer que seja a natureza do luto que está a atravessar, tenha confiança e conceda-se o tempo e a gentileza necessários para que o processo de cura tenha lugar.

luto foto

Artigos recentes

A ORIGEM DA CAVEIRA MEXICANA
A ORIGEM DA CAVEIRA MEXICANA
As famosas "Calaveras" são símbolos do Dia dos Mortos. Estes crânios mexicanos são muito populares há muito tempo e p...
Read More
TUDO O QUE PRECISA SABER ACERCA DAS TATUAGENS COM CAVEIRAS
TUDO O QUE PRECISA SABER ACERCA DAS TATUAGENS COM CAVEIRAS
Queres fazer uma tatuagem caveira? Não sabes que desenho escolher entre todos os que já viste? Queres ter a certeza d...
Read More
CAVEIRA: COMO DESENHAR
CAVEIRA: COMO DESENHAR
Desenhar uma caveira não é propriamente fácil, até para os desenhadores mais experientes, mas seguindo algumas dicas ...
Read More