Como se vestir como um motards?

Como se vestir como um motards?

Conheces os cavaleiros dos tempos modernos? Desde a Idade Média, homens e mulheres que se orgulham de montar os seus cavalos são admirados, respeitados e temidos. Hoje em dia, a montura transformou-se numa mota de aço inoxidável e num motor que faz vibrar os corações. Com velocidade, paixão, adrenalina e aventura, os motoqueiros têm um estilo de vida rico e distinto.

Para teres um estilo motard, precisas primeiro de uma mota, normalmente Honda ou Harley Davidson. Os casacos de cabedal são o símbolo do motociclista. Eles oferecem protecção e um tom imponente, ganga e botas para a parte inferior da roupa, e para finalizar jóias como colares, pulseiras, ou especialmente anéis com símbolos como as caveiras.

Já pensaste porque é que os motards têm um estilo tão único? Porque é que são notados de longe e respeitados? Ou talvez tu próprio sejas um fã e estejas a planear comprar a tua primeira mota para abraçar esta vida excitante?

Se nasceste para conduzir, vieste ao lugar certo; bem-vindo à Caveira-Factory, a família dos entusiastas que está aqui para te esclarecer sobre os teus temas preferidos. Vamos descobrir juntos neste artigo como dar-te um estilo autêntico de motociclista; o look de motociclista já não terá segredos para ti. Vamos ligar a Harley.

t-shirt Motard biker

A Inegável Armadura do Motard: O Casaco de Cabedal

Quando estás a 150 km/h na auto-estrada, precisas mais de protecção do que de ter bom aspecto. É por isso que antes de construíres um estilo, o casaco de couro e as calças actuam como armadura protectora em caso de acidente, a motocicleta não perdoa.

Os casacos de pele são os componentes chave da roupa de um motociclista; pode ser um casaco curto até à anca com mangas compridas ou um casaco de motociclista sem mangas, normalmente com bordados à frente e atrás.

Prepara-te; vamos descrever os pontos principais de um casaco de motociclista perfeito:

  • Um grande bolso no peito: É útil para colocar o teu smartphone ou um mapa de estradas. Não te esqueças que os ciclistas podem viajar milhares de quilómetros e que o GPS dos telefones pode ficar sem bateria, um mapa de papel é sempre mais fiável.
  • Bolsos verticais nas laterais: estes bolsos são úteis no Inverno quando está gelado, e os motociclistas querem aquecer as mãos antes de tomarem a estrada 🥶.
  • Um bolso pequeno: é útil para pequenos objectos como chaves, USB, ou jóias.
  • Uma bela corente imponente: isto é puramente estético e dá aunthenticidade.
  • A espessura do casaco de couro: quando procuras um casaco de couro, não pensas na espessura; um ciclista tem de pensar nisso porque a espessura protege melhor contra o frio e o contacto com o chão em caso de acidente.
  • Há também costuras plissadas nos braços e nas costas e um cinto na cintura do casaco. Estes pequenos detalhes aumentam significativamente o conforto do casaco. Vamos especificar que se trata mais de sentir, acima de tudo estás à procura de uma ligação com o teu casaco e não apenas de utilidades 🥰

Os Primeiros Casacos de Motard


Os casacos de cabedal sempre existiram porque este material protege contra o frio. Em 1913, Irwin e Jack Schotts, dois imigrantes rústicos, fundaram a companhia Schott NYC, especializada no fabrico de casacos de pele impermeável. Em 1928, Irwin desenhou e fabricou uma capa de chuva de couro curta chamada Perfecto, o nome da marca de charutos preferida do génio.

O Perfecto tornou-se o aliado dos aviadores. De facto, durante a segunda guerra mundial, os aviões de combate não eram tão elaborados como hoje em dia, o frio a grande altitude era hostil aos pilotos, o casaco é de preciosa ajuda para estes motociclistas aéreos.

Um fecho oblíquo permite atar duas camadas de pele grossa para proteger contra o frio; os pilotos tinham modelos com mangas compridas que cobriam as mãos e proporcionavam conforto absoluto.

A guerra acabou finalmente, os pilotos de caça já não podem voar os seus jactos voadores, por isso viram-se para as bicicletas de duas rodas. Naturalmente, eles mantiveram o seu escudo aliado ao ar; o casaco de couro acompanhava-os sempre nas estradas. É pouco provável que encontres um motociclista que não tenha um casaco de cabedal na sua colecção.😎

A Ascensão do Casaco do Motard


Já viste o filme "The Wild One"? Em 1953, este filme transformou para sempre a reputação do Perfecto; o actor Marlon Brando desempenha o papel de líder de um clube de motociclismo. Em todas estas aparições, ele veste um casaco de cabedal. Dois anos mais tarde, James Dean mostra-se com o mesmo estilo em "Rebelde sem Causa".

Nessa altura, o casaco de cabedal estava associado a um espírito rebelde. O verdadeiro boom do casaco de cabedal veio quando Elvis Presley decidiu fazer dele o seu uniforme; o casaco perfecto sempre o acompanhou no palco, quando começou a tornar-se uma estrela mundialmente famosa, começou a decorar o seu casaco com pedras brilhantes.

O terceiro passo na subida do casaco de couro apareceu em meados da década de 1970, graças às bandas Punk. Citamos Sex Pistols, este líder de banda do movimento punk escolheu o casaco de couro para subir ao palco; a roupa tornou-se então um culto para os fãs de rock n roll.🤘

Hoje em dia, rebeldes como punks, metalheads, ou mesmo góticos usam rotineiramente casacos de cabedal.

Com o tempo, o colete de motociclista tornou-se um uniforme, uma forma de expressão pertence a um clube de motociclistas; podemos citar muitos deles como os mais famosos Hells Angels, Bandidos, Mongóis, Rebeldes, Pagãos, Diabos Vermelhos, Filhos do Silêncio, Cavaleiros da Estrada e a lista continua e continua.

O segundo uso do colete de motociclista é que é mais agradável andar de mota no Verão, especialmente na Estrada 66 que atravessa o deserto do Nevada; é uma das estradas mais emblemáticas no mundo dos motociclistas.

Nos emblemas de couro, os motociclistas cosem remendos para afirmar a sua adesão ou não a clubes. Alguns preferem jogar a solo, escrevendo "Lobo Solitário" nos seus emblemas. Normalmente, na frente, está o posto e o nome do clube. No verso, o logótipo, nome e localização do clube a que o motociclista pertence. Alguns adesivos são usados por conveniência, como por exemplo, os tipos de sangue.

Qual é o papel do patch do casaco?


Nos Estados Unidos, os primeiros clubes de motoqueiros começaram a destacar-se e a expressar a sua pertença aos seus respectivos grupos. Manchas bordadas num colete de couro ou de ganga, para alguns, permitem afirmar a identidade do utilizador.

Esta tradição de vestuário espalhou-se por todo o mundo. Na parte de trás do colete, a parte de cima tem o nome do clube de motociclistas; na parte central mostra um grande e imponente logótipo que representa a marca do clube.

No fundo, o lugar para onde o motociclista é designado, por exemplo para os hells angels, podemos encontrar a menção da Califórnia, Lasvegas, Berlim, Paris, etc. porque os hells angels são um clube internacional de motoqueiros e têm presença em todo o mundo 🌎.

Quanto mais remendos o couro tiver, mais alto o motociclista é classificado no seu grupo. A organização dá aos oficiais o direito de se sentarem à volta de uma mesa e votarem nos projectos do clube'b projects' variou imperativo para se poder conduzir para votar, No ride No vote.

Como acabámos de mencionar, existem várias notas e estados num clube. Vamos ver o que significam os diferentes patches de acordo com as suas inscrições e a sua localização na roupa do motociclista. 😎


Muitos motoqueiros recebem patches feitos com o seu nome ou apelido. Este remendo é sempre colocado no peito, junto aos remendos que indicam o estado, a localização do clube, etc. Aqui estão as diferentes classes de pessoas que usam as cores de um clube:

Um "nómada" é um membro de um clube que tem direito a usar as cores do clube. No entanto, ao contrário de outros membros, um nómada não pertence a uma secção em particular de um clube. Ele monta sozinho. O nómada assiste às reuniões do clube em diferentes locais e paga as quotas onde a sua viagem o leva. Ele é apenas um "espectador" ou "fã" do clube.
Um "Cavaleiro Solitário" é uma pessoa que partilha os valores da vida fora da lei mas, ao mesmo tempo, prefere estar livre da hierarquia do clube, ou seja, não pertence a nenhum clube em particular.
O "presidente" é o chefe de um clube ou secção. Normalmente esta é uma posição eleita. Um presidente é responsável pela gestão estratégica geral de um clube; ele mantém relações com outros clubes, oficiais, etc.
O "vice-presidente" é portanto o vice-presidente de um clube que substitui o presidente em caso de ausência ou morte do presidente (antes da eleição).
O "tesoureiro" é o responsável pelos assuntos financeiros de um clube. Ou seja, ele cobra as quotas dos sócios, paga as contas, controla o fluxo de caixa, e assim por diante. Também é responsável pelas cores do clube e outras cristas. Ele mantém registos, impede a emissão e devolução de crachás por antigos membros.
O "sargento de armas" é o vice-presidente responsável pela segurança. As suas funções incluem supervisionar o cumprimento dos estatutos e regras por parte dos membros do clube. Ele também assegura que um ambiente saudável é mantido dentro do clube e durante as várias actividades. Na maioria dos clubes, o sargento é responsável pela protecção e armazenamento dos crachás e pela sua preservação.
O "capitão de estrada" é o líder do movimento durante as saídas de grupo. Ele constrói uma rota com rapidez e conveniência em mente. E isto em todos os sentidos da palavra: movimento, disponibilidade de postos de gasolina, áreas de lazer, etc. Esta posição pode ser permanente ou atribuída a passeios específicos.
As cores do clube são sagradas para os motoqueiros. Um motociclista deve sempre honrar as cores do seu clube, mesmo que não use o seu brasão o tempo todo. Por isso, também tu deves escolher o teu clube e decorar o teu casaco para obteres um verdadeiro estilo de motociclista! 👊

Os símbolos obrigatórios do motociclista
No mundo dos ciclistas, há três símbolos que predominam; eles aparecem nos logótipos dos clubes, jóias, e acessórios usados pelos cavaleiros.

Os Crânios
O crânio é um símbolo muito intuitivo para se referir à morte e ao perigo; os motoqueiros usam-no para proteger contra acidentes causados pela velocidade no guiador. Simultaneamente, usando o crânio, eles enviam a seguinte mensagem "Não tenhas medo da morte".

Uma lenda diz que a morte deixa uma marca no crânio de uma pessoa ao tirar-lhe a vida; se uma pessoa tem uma tatuagem no crânio ou caveiras humanas sob a forma de jóias ou acessórios, a morte pode passar pelo seu caminho e poupá-la 💀.

O "1%" de um por cento
É o símbolo máximo do motociclista rebelde. O chefe da associação americana de motociclismo AMA afirmou que os motociclistas são pessoas que respeitam a lei, mas como em qualquer população, 1% deles são fora-da-lei.

Desde essas palavras, alguns motoqueiros expressam orgulhosamente a sua rebelião afirmando pertencer ao 1% que não respeita a lei, normalmente com anéis ou tatuagens.

A Cruz de Ferro
A primeira cruz a encontrar o seu lugar nas jóias dos motoqueiros é a Cruz de Ferro: a maior distinção militar do exército alemão. Os soldados americanos apropriaram-se do emblema dos soldados derrotados como troféus. De volta aos Estados Unidos, a sociedade tinha mudado. Estes heróis de guerra já não encontram o seu lugar na vida. Eles começaram a protestar e a colocar cruzes de ferro nas suas roupas como sinal de rebelião.

Com o tempo, a cruz de ferro espalhou-se entre os motoqueiros. Hoje em dia, chamada "Cruz Maltesa", perdeu o seu significado original e tornou-se uma parte essencial da cultura dos motoqueiros. Estas não são as únicas cruzes imortalizadas nos anéis dos motoqueiros. Os Templários, Latinos, Celtas e muitas outras cruzes também estão muito presentes no meio ambiente.

As famosas botas de couro


É mais importante para um motociclista ter roupas práticas do que roupas da moda; é isso que torna o estilo de roupa dos motociclistas de duas rodas tão especial. Para mudar de velocidade numa mota, tens de usar estes pés; eles não só têm de ser móveis como, acima de tudo, têm de ser protegidos contra a fricção nas alavancas de aço.

A caixa em pele combina todas estas aventuras, o que faz dela o sapato essencial do motociclista. Além disso, eles são intemporais. Em resumo, as botas militares são ideais para um motociclista porque são grossas com uma sola antiderrapante e óptima protecção contra o frio glacial do vento no Inverno.

A Calça Ganga Azul


Nos anúncios publicitários, podes estar habituado a ver ciclistas com calças de ganga apertadas para fazer um estilo quente; isto acontece muito raramente. Com casacos ou sapatos de couro, a principal função da roupa dos motoqueiros é a protecção e o conforto, as calças de ganga de corte direito proporcionam mais mobilidade de movimento e protecção contra o atrito.

Não é surpreendente encontrar um motociclista com calças de ganga manchadas com óleo de motor ou ligeiramente rasgadas ou desgastadas devido ao atrito com peças mecânicas; os motociclistas usam as calças de ganga acumuladas, estou orgulhoso.

As Calças de Couro


Alguns motociclistas preferem calças de couro. Requerem pouca manutenção: humidade, sujidade e poeira que se acumula nas calças podem simplesmente ser limpas com um pano húmido, e as calças voltam a parecer novas. Elas têm a enorme vantagem de protecção em caso de queda. Quando um motociclista cai da sua mota, as calças de couro previnem ferimentos graves. Além disso, no Inverno, são muito mais quentes que as calças de ganga. 👖

Tal como nos casacos de cabedal, a regra "quanto mais grosso melhor" aplica-se às calças de cabedal. Ao escolheres as calças apropriadas para os teus passeios, deves examinar cuidadosamente as costuras.

A Famosa Bandana, A Máscara do Motoqueiro


Os bandanas fazem parte do uniforme do motociclista, o seu papel prático é proteger contra o vento e o pó na estrada, também pode ser decorado com formas de crânio ou logótipos de membros do clube.

 

As Luvas de Couro


As luvas são essenciais para conduzir uma mota. Não só protege o condutor em caso de acidente, como também, ao evitares conduzir um carro descalço, evitas manusear o guiador de uma mota sem luvas, evita que escorregue devido ao suor. As luvas de couro são perfeitas para proteger contra o vento e o frio 🥶, especialmente porque são duráveis ao longo do tempo.

As mulheres podem vestir-se de motociclistas?


Os trajes a adoptar para ter um estilo de motociclista não são específicos de género. Encontramos quase as mesmas roupas para uma mulher que é fanática por motas. No entanto, as mulheres também vêm impor o seu visual para mostrar o seu amor pelo motociclismo, acrescentando por vezes um toque feminino aos seus trajes!

Os elementos do estilo motociclista para mulheres consistem quase sempre num casaco de couro, calças ou calções de couro, luvas, t-shirts de crânio, cintos, bolsas de couro com franja, botas altas ou coletes de couro. 🤙

Os casacos femininos são frequentemente cosidos a partir de couro fino, couro, tecido lacado e outros materiais que são geralmente mais finos e leves do que os usados para os homens. Uma das coisas que estes casacos têm sempre em comum é o fecho assimétrico. Os casacos estilo motoqueiro feminino são frequentemente usados sobre t-shirts com desenhos agressivos. As cores destes casacos também podem variar, mas é principalmente a cor preta que é mais importante.

Calças ou calções de couro no Verão podem ser usados com blusas, uma mulher com estilo motoqueiro optará por jóias como colares, brincos, ou acessórios como cintos, pingentes de bolsa, correntes nas botas, etc...



Quando é que vais ter a tua primeira mota?


Se ainda estiveres a ler estas palavras significa que te aguentaste connosco até ao fim, agora o visual de motociclista não tem segredos para ti, não só serás capaz de compreender melhor os motociclistas quando os conheceres, mas também, adoptar o teu próprio estilo de motociclista mau.

Vamos sentir a tua falta, e não queremos deixar-te partir sem nada, sugerimos-te que descubras a nossa colecção de t-shirts de crânio, a forma perfeita de impor o teu estilo com orgulho, há algo para cada gosto e para cada cor, basta clicares na imagem abaixo e deixares que o teu instinto te guie.

 

 


Artigos recentes

TUDO O QUE PRECISA SABER ACERCA DAS TATUAGENS COM CAVEIRAS
TUDO O QUE PRECISA SABER ACERCA DAS TATUAGENS COM CAVEIRAS
Queres fazer uma tatuagem caveira? Não sabes que desenho escolher entre todos os que já viste? Queres ter a certeza d...
Read More
CAVEIRA: COMO DESENHAR
CAVEIRA: COMO DESENHAR
Desenhar uma caveira não é propriamente fácil, até para os desenhadores mais experientes, mas seguindo algumas dicas ...
Read More
A CAVEIRA E A ARTE CONTEMPORÂNEA
A CAVEIRA E A ARTE CONTEMPORÂNEA
Em 2018, o filme “Coco”, da Disney, arrecadava para casa o Oscar para a Melhor Animação, o mais importante prémio cin...
Read More