
CAVEIRA: COMO DESENHAR
Desenhar uma caveira não é propriamente fácil, até para os desenhadores mais experientes, mas seguindo algumas dicas e conselhos torna-se muito mais simples. Ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso nascer com um dom predestinado para poder desenhar. É preciso muito trabalho e prática, isso sim. Claro que depois há aqueles que necessitam de mais tempo para aprender e os que necessitam de menos.
As caveiras são um elemento que entrou na cultura popular já há alguns anos e difundiu-se pela moda, pela arte contemporânea ou até mesmo pela decoração de interiores, afastando de vez a simbologia mais sombria e associada à morte e ao azar. Continua a ser um elemento de identificação de várias tribos urbanas, mas também um elemento de bom gosto, estilo e identidade própria.💀
Quando se desenha uma caveira, o principal truque está em conferir-lhe realismo. É isso que torna um desenho mais apelativo e realista. Para o ajudar nessa tarefa compilámos nas linhas abaixo 5 dicas muito simples e fáceis de seguir, para que a sua próxima caveira ganhe novos contornos e toda uma nova dimensão.

UTILIZE SOMBRAS NO SEUS DESENHOS DE CAVEIRAS
Pode parecer senso comum, mas lembre-se que este não é tão comum assim quanto o nome indica. As sombras são, desde o Renascimento, uma forma de conferir realismo a qualquer desenho, uma vez que permite ganhar uma noção de profundidade e de perspectiva.
Ao adicionar sombras à sua caveira, nomeadamente sobre os olhos e na boca, irá conferir-te profundidade, ao mesmo tempo que dará mais ambiente e atmosfera ao próprio desenho. Este é um dos toques mais utilizados pelos ilustradores de todo o mundo.

CAVEIRAS DESENHO: UTILIZE A GEOMETRIA
Desenhar uma caveira de frente pode ser o processo mais simples, mas se optar por a desenhar em perspectiva, o seu desenho torna-se automaticamente mais fácil e realista. É que a geometria, com os seus pontos de fuga, facilitam qualquer tipo de desenho, ao mesmo tempo que a noção de profundidade dá um maior realismo.
Assim, ao optar por colocar a caveira ligeiramente de lado, estará a ganhar desde logo em realismo. Experimenta uma perspectiva isométrica, por exemplo, e verá automaticamente o seu desenho a ganhar uma nova vida.
UTILIZE AGUARELAS NAS CAVEIRAS PARA COLORIR
A primeira tendência ao desenhar uma caveira é fazê-lo em carvão. Afinal de contas, este é o material mais simples e rápido de utilizar, ao mesmo tempo que é muito fácil conferir sombras e diferentes tonalidades.
No entanto, experimente utilizar aguarela e verá como a sua caveira se irá transfigurar da noite para o dia. A aguarela é um material mais versátil, que lhe permite ir alterando as cores ligeiramente adicionando um pouco mais de água, o que é óptimo para desenhos em que as ligeiras nuances são muito importantes.

CONFIRA EXPRESSÕES FACIAIS AO CRÂNIO
Uma dica muito interessante para um desenho mais realista de uma caveira é através das expressões faciais. Ao adicionar pequenas expressões faciais ao crânio irá ganhar automaticamente um maior realismo. Contudo, precisa ter atenção para que estes sejam apenas traços indicadores e não expressões faciais completas.
Pode conseguir isso também com as sombras, colocadas no sítio certo. Sombras no canto da boca, por exemplo, podem conferir uma espécie de sorriso ao crânio, garantindo desde logo um realismo superior.

ADICIONE ELEMENTOS À VOLTA DO CRÂNIO
Este é outro truque muito utilizado por ilustradores de todo o mundo. Especialmente para quem não está muito à-vontade com o desenho de caveiras, adicionar elementos em seu redor ajuda a conferir maior realismo. A explicação é simples. É que, assim, estará a “desviar atenções” para o conjunto, em vez de se focar inteiramente no crânio.
Assim, procure fazer um desenho composto, com outros elementos em redor. Ou então opte por algo mais decorativo, capriche nas sombras e no ambiente, de forma a dar uma atmosfera mais estilizada ao desenho.