A CAVEIRA NAS TENDÊNCIAS DA MODA

A CAVEIRA NAS TENDÊNCIAS DA MODA

Das estrelas rock aos grupos de motards, dos rebeldes aos góticos, passando pelas celebridades e pelos mais anónimos, a caveira é um símbolo que veio para ficar na moda internacional. Depois de muitos anos associada a determinados nichos de mercado, a caveira consolidou-se como uma das grandes tendências da moda actual, extravasando o seu próprio significado.

anel skull

Normalmente associadas ao mal e à morte, não deixa de ser irónico que, num mundo em que as tendências se alteram à velocidade da luz, a caveira continue actual. Não é difícil de entender porquê. Além de ser uma imagem bastante apelativa, tem vários significados e simbolismos à sua volta. Aliás, em certas culturas, é mesmo vista como um símbolo de boa sorte.

 

IDEOLOGIA DA CAVEIRA

 

A IDEOLOGIA DA CAVEIRA

A imagem e a ideologia da caveira altera-se um pouco de cultura para cultura. No entanto, o significado mais comum é o da morte, por estar directamente associada à mortalidade e à fatalidade da vida. Contudo, há quem a veja como uma forma de celebração da vida e dos que partiram. Por exemplo, no Dia dos Mortos, esse evento tão característico da cultura mexicana, a caveira é quase omnipresente.

 

Obviamente que em culturas que acreditam no Inferno, a mortalidade é vista com temor. É daí que a vem a conotação negativa da imagem do crânio humano. Em Portugal, uma cultura ainda com um grande peso religioso e de raiz judaico-cristã, em que apenas o medo da morte é superior ao peso da culpa, é fácil entender o medo por tudo o que possa lembrar a fatalidade da vida.

 

No entanto, nada disso tem impedido a proliferação da caveira como um símbolo actual da moda. Seja na roupa, em acessórios ou na própria cultura popular, esta tem conquistado o seu espaço, consolidando o seu lugar, seja junto dos nichos e das tribos urbanas, seja junto do público em geral.

 

ORIGEM DA MODA CAVEIRA

 

ORIGEM DA MODA CAVEIRA

A caveira entrou na moda pela porta da música, nomeadamente as sonoridades mais pesadas, do hard-rock ao heavy metal, passando claro pelo punk. Certas bandas, como os Misfits, recorreram inclusive ao crânio como a sua própria imagem de marca. Os Misfits, que se auto-representavam como a versão demoníaca de Elvis Presley, com as suas longas poupas viradas para baixo, recorreram pertinentemente à caveira como o seu logotipo.

 

Mais tarde, seria Damien Hirst a consolidar e a democratizar a caveira no mundo da arte contemporânea. A sua peça, For the Love of God, uma escultura de um crânio humano incrustado com mais de 8 mil diamantes, tornou-se na obra de arte mais cara de sempre de um artista vivo e a caveira nunca mais foi a mesma.

Quanto à alta costura, a adopção da caveira deve-se sobretudo ao trabalho de Alexander McQueen. O estilista britânico popularizou a utilização da caveira nas suas criações rebeldes, tornando-a mesmo num ícone da cultura popular e um símbolo dos ricos e famosos. Lucian Pellat-Finet haveria ainda de cruzar a super-luxuosa caxemira com caveiras e catapultar a caveira para ícone absoluto do luxo. Ate esta ser absorvida pelo mastreiam e popularizada pelos meios de produção haveria de ser apenas um pequeno passo.

 

 CRÂNIOS NA CULTURA POPULAR

 

OS CRÂNIOS NA CULTURA POPULAR

Nas linhas acima já mencionamos vários nomes famosos que celebrizaram o uso da caveira nas suas criações. Desde a música dos Misfits até à arte contemporânea de Damien Hirst, muitos são os exemplos de celebridades que encontraram na representação do crânio humano uma forma de inspiração ou de Fashion statement.

 

O fascínio pelas caveiras têm-nas tornado mais presentes do que nunca. Agora já não é apenas um símbolo dos piratas ou dos grupos de motards; e também já não é apenas um símbolo e uma lembrança da fatalidade da vida, como em Women Forming a Skull, a fotografia surrealista de Salvador Dali, que foi utilizada no poster do filme O Silêncio dos Inocentes. É também um símbolo de rebeldia e inconformismo, de coragem e bravura.

 

coleção aneis caveira

 

As razões que explicam a popularidade da caveira são inúmeras e o seu significado relativamente flexível para serem extremamente apelativas. Além disso, como se sabe, em plena era do consumismo, o mercado gosta de absorver para o centro aquilo que se torna num sucesso das margens, readaptando-o às suas novas necessidades. Por isso, antes de serem uma tendência, as roupas com caveiras já eram um sucesso.

 

Hoje em dia, utilizar roupa com caveiras pode significar várias coisas. Pode continuar a ser um acto de bravura, como no tempo dos piratas; um acto de inconformismo, como os motards na liberdade da estrada; um gesto de amor pela sua banda favorita; um símbolo de identificação para com determinado subgrupo urbano; ou, pura e simplesmente, um statement estético, pelo simples usufruto da imagética da caveira.

 


Artigos recentes

Joia Caveira: Quais são as que as celebridades usam
Joia Caveira: Quais são as que as celebridades usam
Adoras joias de caveira? Gostas de as usar o tempo todo e aproveitas para as utilizar em todas as ocasiões? Muitos de...
Read More
A BORBOLETA-CAVEIRA: UM DOS MAIS ESPECTACULARES ANIMAIS DA NATUREZA
A BORBOLETA-CAVEIRA: UM DOS MAIS ESPECTACULARES ANIMAIS DA NATUREZA
A natureza não pára de nos surpreender e está cheia de formas de vida absolutamente incríveis e maravilhosas. Outras ...
Read More
A ORIGEM DA CAVEIRA MEXICANA
A ORIGEM DA CAVEIRA MEXICANA
As famosas "Calaveras" são símbolos do Dia dos Mortos. Estes crânios mexicanos são muito populares há muito tempo e p...
Read More